Guia geral de configuração de lojas online ptCommerce Plus v.8.x

Introdução 

Este guia de iniciação pretende conduzi-lo ao longo do processo de configuração inicial da sua nova plataforma de comércio electrónico e abordar a gestão normal do sistema. 

A zona de administração é uma área privada a que só pode aceder pessoas que se autentiquem com o nome e a senha correcta.

Na interacção de gestão da plataforma de ecommerce vai encontrar os seguintes elementos que são fundamentais para a navegação e concretização das configurações e alterações:

  • Menu principal no cabeçalho onde pode selecionar a área de trabalho onde pretende consultar ou alterar elementos
  • Listagens onde se encontram os acessos aos elementos que se podem consultar ou alterar dentro dessa área de trabalho
  • Formulários, uns mais simples, outros mais complexos em que pode consultar e alterar as informações ou configurações que entender

 

Aceder à zona administrativa

Para aceder à zona de gestão deve apontar o navegador para o endereço da sua loja seguido de ?/admin/?. Por exemplo: http://www.asualojaonline.com/admin/

Nessa página deve inserir a sua identidade, ou utilizador, e a respectiva senha.

Estas informações foram-lhe enviadas no email em foi notificado da instalação,

Após se ter autenticado será redirecionado para o painel principal da plataforma de ecommerce. Neste painel pode ter acesso a uma visão geral do sistema e às ultimas encomendas registadas.

Na zona superior existe um menu, o menu a que nos referir-mos como menu principal. O menu principal tem as seguintes entradas principais:

  • Painel
  • Catalogo
  • Extensões
  • Vendas
  • Sistema
  • Relatórios

Estas opções agrupam em si as várias áreas de gestão, que se revelam à passagem do rato, e podem ser usadas para controlar a sua loja online.

Neste documento vamos definir como convenção que este ménu é referido da seguinte forma:

Para nos referirmos a passar o rato sobre a opção sistema do menu principal, e no sub-menu que abre escolher a opção utilizadores, que por sua vez abre um sub-menu de onde devemos escolher a opção Grupos de utilizadores, simplesmente usaremos a seguinte expressão:

 

MENU > [Sistema / Utilizadores / Grupos de utilizadores]

 

A partir deste momento iremos visitar praticamente todas essas áreas, a maior parte das vezes só para tomar contacto com as pré-configurações, outras para efectuar as alterações que entender serem necessárias. Esta é apenas uma das ordens possiveis de configuração. Nesta ordem procura-se apresentar as áreas mais basicas primeiro apenas porque elas são usadas na configuração ou gestão por outras áreas.

 

Gestão dos grupos de utilizadores

MENU > [Sistema / Utilizadores / Grupos de utilizadores]

Como os utilizadores devem pertencer a grupos que têm privilégios de acesso diferenciado, é aqui que configura esses grupos de utilizadores e os seus privilégios.
 

Gestão de utilizadores

MENU > [Sistema / Utilizadores / Utilizadores]

É nesta área que pode gerir os utilizadores da sua zona administrativa. 

 

Gestão de idiomas

MENU > [Sistema / Localização / Idiomas]

Deve escolher que idiomas pretende manter a sua loja online. De base a plataforma de e-commerce contempla o português e inglês. Se não pretende apresentar os seus artigos com o idioma inglês, pois terá de inserir todas as traduções para o artigo, sugerimos que elimine o idioma inglês.

 

Gestão de moedas

MENU > [Sistema / Localização / Moedas]

Deve escolher que moedas pretende manter a sua loja online. De base a plataforma de e-commerce contempla o euro, o dolar e a libra. Se apenas pretende apresentar os seus artigos em Euros sugerimos que elimine as outras moedas.

 

Gestão de estados de inventários

MENU > [Sistema / Localização / Estados de Inventário]

Os estados de inventário servem para prestar informação aos clientes e visitantes qual é o prazo de entrega ou outra situação relacionada com a encomenda ou entrega de artigos sem existencia, ou seja com inventário (stock) a zero.

Estes estados de inventário são atribuidos aos artigos

 

Gestão de estados de pedido

MENU > [Sistema / Localização / Estados de Pedidos]

Os estados de pedidos que aqui podemos definir, são usados pelo sistema de encomendas para definir se a encomenda foi ou não paga, por intermédio da atribuição destes estados a cada um dos modulos de pagamento; ou para ir informando o cliente do desenvolvimento do processo de satisfacção da encomenda, por intermédio da atribuição destes estados a um histórico de encomenda.

 

Gestão de estados de devolução

MENU > [Sistema / Localização / Devoluções / Estados de devolução]

Os estados de devolução que aqui podemos definir, são usados pelo sistema de devoluções para definir em que estado se encontra o pedido de devolução. Estes estados são atribuidos aos pedidos de devolução individualmente na área de gestão de pedidos de devolução.

 

Gestão das acções de devolução

MENU > [Sistema / Localização / Devoluções / Acções de devolução]

As acções de devolução que aqui podemos definir, são usados pelo sistema de devoluções para definir as acções tomadas relativamente a cada pedido de devolução. Estes estados são atribuidos aos pedidos de devolução individualmente na área de gestão de pedidos de devolução.

 

Gestão das razões de devolução

MENU > [Sistema / Localização / Devoluções / Razões de devolução]

As razões de devolução que aqui podemos definir, são usados pelo sistema de devoluções para no formulário de pedido de devolução permitir dar a escolher ao cliente a selecção de uma razão para efectuar o pedido de devolução. 

 

Gestão de paises

MENU > [Sistema / Localização / Paises]

A plataforma de comércio electrónico tem um sistema de zonas geográfica que permite definir regiões geográficas, e ter em consideração a localização geográfica do cliente nos seus processos de actualização e interacção com o cliente.

A gestão de paises, que é um dos componentes do sistema de localização geográfica, permite definir quais os paises que constam nas opções do selector do pais existentes nos formulários de endereços de cliente.

Deste modo, se quiser restringir as suas vendas a paises bem definidos deve eliminar, ou suspender, os paises em que nao quer ter clientes.

 

Gestão de distritos

MENU > [Sistema / Localização / Districtos]

Os districtos, chamados também de regiões, são divisões dos paises em zonas, independentemente se essas zonas correspondem a estados, ou a distritos, é uma forma de dividir um país em zonas mais pequenas que podem ser usadas de seguida para formar regiões geográficas.

 

Gestão de regiões geográficas

MENU > [Sistema / Localização / Regiões geográficas]

As regiões geográficas são o componente de interligação principal do sistema de zonas geográficas com o resto dos sistemas da plataforma que a ele recorrem no processamento das operações e interacção com os clientes, nomeadamente no calculo dos custos de entrega e nos impostos aplicados.

 

Gestão de grupos de clientes

MENU > [Vendas / Clientes / Grupos de Clientes]

Os grupos de clientes interagem com o sistema de artigos, permitindo a apresentação de preços diferenciados por grupos de clientes assim como a apresentação ou não dos preços com impostos para estes clientes.

 

Gestão das taxas dos impostos

MENU > [Sistema / Localização / Taxas e Impostos / Taxas dos impostos]

As taxas de impostos interligam-se com as classes de impostos que podem ser atribuidas aos artigos, para efeitos do calculo do total do preço pago pelo artigo. Os impostos podem ser definidos em percentagem ou em taxa fixa, que será a base para o calculo do valor do imposto e aplicados com esse calculo à zona geografica indicada. Nesta área é também possivel definir quais dos vários tipos de clientes visualiza o preço com esta taxa de imposto ou não.

 

Gestão das classes de impostos

MENU > [Sistema / Localização / Taxas e Impostos / Classes de impostos]

As classes de imposto que podem ser atribuidas a cada um dos artigos, fazem uso das taxas de imposto existentes no sistema fundamentais para o calculo dos preços a exibir e cobrar aos clientes.

 

Gestão das unidades de medida

MENU > [Sistema / Localização / Unidades de Medida]

As unidades de medida vêm pré configuradas da forma adequada para os idiomas pré instalados nas versões padrão.

 

Gestão das unidades de peso

MENU > [Sistema / Localização / Unidades de Peso]

As unidades de peso vêm pré configuradas da forma adequada para os idiomas pré instalados nas versões padrão. 

 

Gestão de esquemas

MENU > [Sistema / Apresentação / Esquemas]

Os esquemas referem-se a identificadores que permitem selecionar como determinadas páginas são apresentadas tendo em consideração a apresentação, ou não, das colunas esquerda e direita, os módulos nelas apresentados, assim como os modulos apresentados nas zonas de cabeçalho e rodapé da área de resultados. A atribuição automática destes esquemas também tem a ver com a rota apresenta no endereço da página.

 

Gestão dos banners

MENU > [Sistema / Apresentação / Gráficos (banners)]

Os banners são imagens que ao serem agregadas a alguns módulos podem ser inseridas em áreas pré-definidas das páginas visualizadas pelos clientes e visitantes na loja online, a interacção dos vários sistemas e módulos com os esquemas permitem regras de apresentação complexas.

 

Gestão das informações ou páginas informativas

MENU > [Catalogo / Informação]

Todos os sistemas de informação disponiveis em redes publicas para interacção com os utilizadores devem ter por imposição legal informações especificas sobre a entidade responsavel pela exploração do sistema, sobre os termos de privacidade e utilização do sistema, e, caso seja uma loja virtual, sobre as condições gerais de venda. A plataforma vem pré configurada com conteúdo que é irrelevante e cada um deles deverá ser alterado para algo que sirva as vossas necessidades.

 

Gestão das configurações gerais das lojas online

MENU > [Sistema / Configurações]

Nesta fase estaremos em condições de abordar as configurações das lojas online existentes na sua plataforma de comércio electrónico. Existem configurações que são partilhadas por todas as lojas do sistema, como por exemplo os módulos. No entanto existem também uma serie de configurações que podem ser personalizadas por cada loja online.

 

Depois de escolher a loja online que pretende configurar ou reconfigurar, será apresentado um formulário de configuração com os seguintes separadores que agrupam as configurações em conjuntos que se presumem coerentes.

  • Geral, com indicações sobre a organização responsavel pela loja online
  • Loja, onde pode indicar um titulo e uma descrição para os motores de busca da página principal da loja online, assim como escolher o tema (template ou estilo de apresentação)
  • Localização, onde deve alterar pelo menos o campo do districto para corresponder a sua localização
  • Opções, onde se concentram um grande número de configurações distribuidas pelos seguintes grupos:
    • Itens
    • Artigos
    • Vales de presente
    • Taxas
    • Encomendas
    • Inventário
    • Afiliados
    • Devoluções
    • Imagens, onde deve enviar e selecionar o logotipo que pretende ter na sua loja.
  • Correio, onde pode activar o email de alerta de encomenda na loja online
  • Servidor, onde pode configurar a loja de modo a ficar em modo de manutenção

 

Gestão dos módulos

MENU > [Extensões / Módulos]

Os módulos, que se encontram disponiveis na extensões da zona de gestão da plataforma de ecommerce servem normalmente para controlarem as caixas que podem ser apresentadas nas colunas esquerda e direita, e no cabeçalho e rodapé dos resultados, conforme atribuido na configuração de cada módulo por cada esquema em que quer contemplar a apresentação do módulo.

Existem prédefinidos os seguintes módulos na versão de base da plataforma de ecommerce

  • Conta, apresenta as opções de conta de cliente
  • Afiliado, apresenta as opções de conta de afiliado
  • Banner, para apresentar imagens, banners
  • Mais vendidos, apresenta a lista dos artigos mais vendidos
  • Carrossel, apresenta uma sequencia de imagens que podemos fazer andar para a direita ou para a esquerda
  • Categorias, apresenta as categorias
  • Destaques, apresenta os produtos destacados
  • Google Talk, apresenta o interface para chat online do Google talk
  • Informações, apresenta uma lista das páginas informativas
  • Novos produtos, apresenta os novos artigos
  • Slideshow, apresenta uma sequência de imagens com transições agradáveis
  • Promoções, apresenta alguns dos artigos em promoção
  • Loja, apresenta uma lista das lojas online existentes na plataforma de ecommerce
  • Bem vindo, apresenta os conteúdos que definir como introdução para a sua loja

 

Configuração das formas de envio ou entrega

MENU > [Extensões / Formas de envio]

Regra geral, quando um cliente compra um artigo, e esse artigo não é digital, nem representa um serviço a ser prestado, ele tem de ser fisicamente entregue, normalmente é expedido para a morada indicada pelo cliente na encomenda, ou caso desejado levantado na loja pelo cliente. O sistema inclui os métodos básicos para calcular custos de expedição e inclui-los no valor total da encomenda a pagar pelo cliente. 

Formas de envio pré-existentes:

  • Taxa fixa
  • Entrega gratuita
  • Calculo por item
  • Levantar na loja
  • Calculo por peso

 

Configuração das formas de pagamento

MENU > [Extensões / Formas de pagamento]

Regra geral, quando um cliente compra um artigo tem de pagar por ele. Por isso é necessário configurar que meios de pagamento os clientes podem escolher para pagar as suas compras.

Formas de pagamento pré-existentes:

  • Transferência bancária
  • Cheque ou vale postal
  • Pagamento na entrega
  • Paypal Standart

 

Configuração dos totais de encomenda

MENU > [Extensões / Totais de encomendas]

Os totais de encomenda ou de pedido são a designação atribuida para a linhas de totais e sub-totais que são exibidas nas encomendas e que cumprem pelo menos duas funções.

  • Atribuir encargos, taxas ou descontos às encomendas;
  • Apresentar os diversos valores totais e sub-totais;

 

Na versão de base existem os seguintes módulos de totais de encomenda:

  • Cupões
  • Créditos
  • Taxa de manipulação
  • Sobretaxas para pequenos pedidos
  • Pontos de fidelização
  • Vales de presente
  • Forma de entrega
  • Sub-total
  • Impostos
  • Total

 

O sistema vem pré-definido com as opções mais vulgares na operação das lojas virtuais

 

Configuração dos fontes (feeds)

MENU > [Extensões / Fontes (feeds)]

Se quiser configurar o sitemap para o Google sitemaps deverá instalar esse módulo.

Por esta altura já teremos pré-configurado a loja para uma primeira abordagem ao mercado online. Resta-nos construir o nosso catalogo de artigos distribuidos por categorias e eventualmente por marcas.

 

Gestão des marcas

MENU > [Catalogo / Marcas]

As marcas permitem ao cliente visualizar uma listagem de todos os artigos em catalogo da marca selecionada. Podem ter um logotipo e um url amigavel atribuido.

 

Gestão das categorias

MENU > [Catalogo / Categorias]

As categorias são a principal forma de navegação na estrutura da loja online e permitem, regra geral (depende do tema estilistico), visualizar uma listagem de todas as sub categorias seguida de uma listagem de todos os artigos em catalogo, da categoria selecionada.

 

Gestão de grupos de especificações

MENU > [Catalogo / Especificações / Grupos de especificações]

Os grupos de especificações ajudam a organizar a apresentação e selecção de especificações atribuiveis aos artigos. Se não pretende usar este tipo de informações comparaveis entre artigos não necessita de configurar esta área.

 

Gestão de especificações

MENU > [Catalogo / Especificações / Especificações]

As especificações permitem a apresentação e selecção de especificações atribuiveis aos artigos. Se não pretende usar este tipo de informações comparaveis entre artigos não necessita de configurar esta área.

 

Gestão de opções

MENU > [Catalogo / Opções]

As opções permitem que na mesma ficha de artigo se possa selecionar para compra variações dos artigos como por exemplo, diferentes tamanhos de uma t-shirt, ou de uma determinada cor. Se não pretende usar este tipo de informações comparaveis entre artigos não necessita de configurar esta área.

Os vários tipos de apresentação que encontra disponveis são os seguintes:

  • Selecione, para uma lista de selecção de desenrrolar
  • Radio, para um, ou uma sequência de butões do tipo radio (escolha exclusiva)
  • Checkbox, para um ou para uma sequência de caixas de marcação (multipla escolha)
  • Texto, para uma linha de recolha de texto inserido pelo cliente
  • Área de texto, para uma área de texto mais extenso que pode ser inserido pelo cliente.
  • Arquivo, para permitir o envio de um ficheiro para associar ao artigo
  • Data, para permitir ao cliente a indicação de uma data associada ao artigo
  • Hora, para permitir ao cliente a indicação de uma hora associada ao artigo
  • Data & Hora, para inserir uma informação de data e hora associada ao artigo.

 

Gestão de downloads

MENU > [Catalogo / Downloads]

Nesta área de gestão pode pré-configurar os ficheiros que podem estar associados a artigos para serem comprados online. Todos os itens que inserir nesta área vão fazer parte da listagem de itens digitais que é apresentada na ficha de artigo.

 

Gestão de artigos

MENU > [Catalogo / Artigos]

Abordamos agora a gestão de artigos, o elemento central de qualquer catalogo comercial online. A gestão dos artigos é relativamente simples e ao longo deste guia de configuração inicial foi adquirindo as competências necessárias para fazer da gestão de artigos uma tarefa facil, se bem que trabalhosa.

Do ponto de vista do cliente, até á sua colocação no carrinho, os artigos são o objecto da sua pesquisa e atenção, por isso, a acessibilidade à ficha de cada artigo é um aspecto importante e está contemplado pelo menos nas listagens e nos módulos. Pode configurar para cada um dos seus artigos a presença em uma ou pais categorias, o artigo pode pertencer a uma marca, ter um preço e uma imagem base, além de mais uma serie de propriedades que lhe permitem configurar a informação disponivel sobre o artigo e a forma como o artigo se comporta na interacção com outros sistemas na plataforma de e-commerce.

 

Gestão de comentários

MENU > [Catalogo / Comentários]

Uma das caracteristicas da plataforma de e-commerce é permitir, ou não, aos utilizadores verem e produzirem comentários sobre os artigos presentes no sistema. Esta área permite efectuar a gestão desses comentários e avaliações.

 

Gestão de cupões

MENU > [Vendas / Cupões]

Os cupões são uma optima ferramente de promoção online, não só porque oferecem condições de aquisição normalmente mais vantajosas, mas também porque pode obter informação sobre a origem desses clientes.

 

Gestão de temas de vales de presente

MENU > [Vendas / Vales de presente / Temas para vales]

Como os vales de presente podem estar associados a uma época ou evento especifico é possivel definir uma imagem que surge associada ao vale de presente que é emitido.

 

Gestão de vales de presente

MENU > [Vendas / Vales de presente / Vales de presente]

Nesta área pode efectuar a gestão dos vales de presente adquiridos na loja, ou inserir novos vales de presente para os destinatários que pretenter.

 

Gestão de clientes

MENU > [Vendas / Clientes / Clientes]

Quando os clientes se registam na loja, estes registos de conta de cliente ficam disponiveis para visualização ou alteração na zona administrativa da plataforma de ecommerce.

 

Gestão de IPs bloqueados

MENU > [Vendas / Clientes / IPs bloqueados]

Quando identificar um uso abusivo da plataforma de comercio electrónico a partir de um determinado IP, endereço IP, um conjunto de 4 numeros separados por pontos, pode adicionar neste lista esse IP de modo a bloquear o acesso à plataforma online das suas lojas online.

 

Gestão de afiliados ou comissionistas

MENU > [Vendas / Afiliados]

Quando os afiliados ou comissionistas se registam na loja, estes registos de conta de affiliado ficam disponiveis para gestão na zona administrativa da plataforma de ecommerce.

 

Gestão de encomendas

MENU > [Vendas / Encomendas]

Quando os clientes efectuam uma encomenda na loja esta é registada e fica disponivel para consulta e acompanhamento na zona adminstrativa.

 

Gestão de devoluções

MENU > [Vendas / Devoluções]

Quando os clientes efectuam um pedido de devolução na loja este é registado e fica disponivel para consulta e acompanhamento na zona adminstrativa.

 

Cópias de segurança dos dados

MENU > [Sistema / Cópias de segurança]

A qualquer momento pode efectuar uma cópia de segurança da base de dados da sua plataforma de ecommerce. Guardando assim todos os dados existentes na base de dados sobre as lojas online que tiver configuradas.  Também pode a qualquer momento repor uma cópia de segurança guardada no seu computador.

 

Relatórios existentes no sistema

MENU > [Relatórios]

Organizados nos vários sub menus pode encontrar os seguintes relatórios:

 

  • Relatório de encomendas
  • Relatório de taxas
  • Relatórios de entregas
  • Relatórios de devoluções
  • Relatórios de cupões
  • Produtos visualizados
  • Produtos comprados
  • Visitantes online
  • Encomendas
  • Pontos de fidelização
  • Créditos efectuados
  • Comissões de afiliados

 

LiveZilla Live Chat Software