Como instalar o osCommerce ?

 

Instalar o osCommerce

O processo descrito aqui tem como base o osCommerce 2.2 Online Merchant e 2.3 Online Merchant, mais especificamente a versão 2.3.3. Mas pode ilucidar sobre alguns pormenores da instalação de outras versões.

Para instalar o osCommerce terá de ter as seguintes condições:

  • 1 - Espaço num servidor web com php e mysql,
  • 2 - Saber utilizar o Internet explorer,
  • 3 - Saber usar um programa de ftp para colocar as coisas no servidor,
  • 4 - Saber como criar uma base de dados no mysql.

Sobre os requisitos: 

  • 1 - O espaço num servidor web pode ser alugado nos nossos servidores, para isso consulte os nossos planos de alojamento.
  • 2 - Se está a ler estas informações, então é porque deve saber utilizar o internet explorer, ou outro qualquer...
  • 3 - Para colocar as coisas no servidor deve utilizar um programa de ftp e modicar as permissões dos ficheiros e pastas. Veja os nossos faqs sobre enviar ficheiros por ftp e modificar permissões por ftp.
  • 4 - Para criar uma base de dados no mysql, deve utilizar o painel de control do alojamento para o seu dominio. Veja o nosso faq sobre como criar uma base de dados. O processo de instalação do osCommerce é relativamente simples...

Sobre o processo de instalação do osCommerce

1 - Obter o osCommerce, pode fazer o download de uma versão em Portugues do osCommerce no nosso site (veja o nosso catálogo).

2 - Descompactar para uma pasta no seu computador.

3 - Enviar por ftp os ficheiros que acabou de descompactar para o servidor

4 - Modificar as permissões de alguns ficheiros e directorias no servidor. Tem de permitir escrever nos ficheiros includes/configure.php admin/includes/configure.php Tem de permitir escrever nas seguintes pastas e todos os seus ficheiros e sub pastas. admin/backups admin/images/graphs images includes/languages download pub tmp stylesheet.css

5 - Criar a base de dados necessária, e anotar o nome da base de dados, o username e a password, para usar num dos passos seguinte.

6 - Colocar como endereço no internet explorer, o endereço correspondente ao seu dominio e a pasta na qual colocou os ficheiros que enviou. Se por exemplo o seu dominio for www.ptcommerce.net e tiver enviado para a pasta loja deve colocar o seguinte endereço: http://www.ptcommerce.net/loja/

7 - Seguir o processo de instalação que lhe é apresentado e que consiste em 7 passos. Durante estes passos vai ser necessário introduzir qual é o servidor da base de dados, normalmente é: localhost, o nome do utilizador da base de dados, a password respectiva e qual o nome da base de dados a usar. No inicio quando aponta para a sua loja aparece esta página. Todo o processo de instalação está em Inglês, mas não deve existir problemas.

A primeria página da instalação do osCommerce apresenta do lado esquerdo, um caixa com os requisitos básicos das configurações do php necessárias para o bom funcionamento, e do lado direito tem informações sobre erros de instalação um botão para re-tentar a instalação após ter corrigido os erros.

Se o programa de instalação do osCommerce não tiver permissões para escrever no ficheiro configure.php do catalogo e do admin aparece este ecrã com a zona avermelhada com os ficheiros que deve alterar as permissões.

Veja como modificar as permissões de ficheiros usando um programa de ftp: Como modificar permissões por FTP

fac_oscinstall01

Se as permissões e os requisitos que são apresentatos estiverem correctos será apresentado do lado direito apenas o botão continue conforme o a imagem abaixo:

O que deve fazer é clicar á esquerda em install e iniciar o processo de instalação. Aparece então a seguinte página

Nesta página deve responder ás questões sobre a bases de dados, e a forma como são guardadas as sessões de cliente.

  • Database server é normalmente localhost,
  • Username e a Password são os obtidos quando criou a base de dados,
  • Database name é o nome da base de dados que criou.Persistent connections referem-se a forma como as ligações a base de dados são efectuadas, escolher persistentes apenas em servidores dedicados, ou com muita memória.

 

Clique em continue e a base de dados necessária ao bom funcionamento do osCommerce será instalada, e será redirecionado para a página de configuração do endereço e localização do sistema de ficheiros.

 

Esta página confirma que conseguiu a ligação á base de dados e está pronto para importar a base de dados model. Clique no continue e será apresentada a seguinte página

Após ter clicado no continue, aparece esta página onde se define várias elementos necessários ao funcionamento da loja.

 

  • WWW address é o endereço com o qual se acede a loja
  • Webserver Root Directory é a pasta inicial do seu espaço de alojamento destinado ás páginas

Por norma basta aceitar o que o programa de instalação nos propôe e clicar no continue,

 

Nesta fase o programa de instalação vai necessitar de escrever os ficheiros includes/configure.php e admin/includes/configure.php, que em passo anterior foram colocados com as permissões necessárias para poderem ser escritos pelo programa de instalação, se nesta fase existir um erro, ele será de permissões pelo que deve consultar o faq sobre permissões.

Após a execução das configurações internas é lhe apresentada uma nova página que respeita á area de administração.

Neste passo da instalação vai configurar alguns dados básicos da loja virtual, incluindo um utilizador da zona administrativa.

Store Name

Coloque o nome que quer que fique visivel para a sua loja online

Store Owner Name

Coloque o nome da entidade responsavel pela a loja online

Store Owner E-Mail Address

E-mail da entidade responsavel pela loja online

Administrator Username

Nome do utilizador da zona de gestão. Pode criar mais utilizadores durante a operação normal da loja online.

Administrator Password

Senha para o utilizador que vai criar na instalação.

 

Clique em Continue

O programa de instalação terminou e pode agora: consultar a sua loja online, ou aceder a zona de administração do osCommerce.

 

Conforme a versão do osCommerce, se visitar a sua loja virtual, ou se visitar a zona administrativa do osCommerce vai ver que existem umas linhas de aviso na parte superior, os dois passos seguintes servem para eliminar esses avisos.

 

8 - Modificar no servidor as permissões do ficheiro includes/configure.php, de modo a que não possa ser escrito por outros utilizadores (ver faq sobre mudar permissões por ftp)

9 - Apagar do servidor a pasta install (ver faq sobre como apagar ficheiros por ftp)

10 - Protejer a pasta admin com uma password. Ver faq em como proteger uma pasta no servidor com password

 

LiveZilla Live Chat Software