Administração do osCommerce - Introdução

 

O osCommerce é a plataforma de e-commerce mais conhecida e mais usada no mundo.

Esta é uma pequena apresentação de como está organizada a interacção do utilizador com a plataforma de e-commerce.
Existem várias versões do osCommerce cujo o funcionamento é semelhante, com poucas diferenças nas funcionalidades mas com uma apresentação diferente.
 
Esta apresentação procura contemplar todas as versões 2.2.x e 2.3.x
 
 
Login na administração de lojas virtuais osCommerce
 
Aponte o seu navegador para o endereço de administração da loja online, por exemplo (substitua pelo seu domínio): http://www.dominio.com/admin/
Será apresentada a página de autenticação da zona de administração do osCommerce.
A página terá um aspecto semelhante ao da seguinte imagem. Nesta página terá de inserir a sua identificação de utilizador e senha e clicar no botão para aceder.
 
 
Quando efectua a autenticação será apresentada a página inicial da zona administrativa.
 
Apresentação do ambiente de trabalho
 
Observemos a página que é apresentada após o login, pois ela introduz o ambiente de trabalho que permite a gestão da sua loja virtual.
A página inicial do ambiente de trabalho varia consoante a versão do osCommerce que estamos a utilizar. Abaixo vai encontrar exemplos de várias versões.
 
osCommerce 2.2 milestone 1 ou 2
 
Se estivermos a usar uma versão baseada no osCommerce 2.2 milestone 1 ou 2 será apresentada uma página semelhante à seguinte:
 
osCommerce 2.2 milestone 1 ou 2
 
osCommerce 2.2 Online Merchant
 
Se estivermos a usar uma versão baseada no osCommerce 2.2 Online Merchant rc1 e rc2 será apresentada uma página semelhante à seguinte:
 
 
 
osCommerce 2.3 Online Merchant
 
Se estivermos a usar uma versão baseada no osCommerce 2.3 Online Merchant 1 e 2 será apresentada uma página semelhante à seguinte:
 
 
Configurar o osCommerce é uma tarefa simples e relativamente rápida no entanto é conveniente estar familiarizado com as ferramentas disponíveis para a configuração do osCommerce.
 
O ambiente de trabalho na zona de gestão de lojas online osCommerce é caracterizado pelos seguintes elementos, que aparecem de forma consistente na interface:
 
Na zona superior por baixo do logótipo está um menu horizontal com várias ligações.
 
Do lado esquerdo da página está o menu vertical que permite aceder ás várias áreas de configuração e gestão dos artigos e conteúdos existentes na sua loja virtual.
 
Por baixo do menu horizontal superior está o titulo da área em que estamos a trabalhar, e à sua direita está um selector do idioma a usar na zona administrativa.
 
Um destaque especial para este selector, pois ele apenas está disponível nesta página. No entanto em outras áreas a página pode apresentar no mesmo local selectores apropriados à tarefa a realizar.
 
Por baixo, na área de trabalho, onde aparecem as listagens as fichas dos artigos, clientes, encomendas, etc., nesta página encontra informação sobre os últimos clientes registados, e as ultimas encomendas colocadas.
 
Esta será por isso a área principal do ambiente de trabalho, e nela são utilizados três formatos de apresentação:
  • As listagens simples
  • As listagens combinadas 
  • As fichas de entrada e alteração
 
Menu horizontal
 
Localizado na zona superior da página, por baixo do logótipo, tem as seguintes ligações:
 
 
  • Administração – Vai dar à página inicial da zona administrativa do osCommerce(esta página)
  • Loja Virtual – Vai dar à zona publica da sua loja virtual (online)
  • Suporte – Vai dar á página do osCommerce.
  • Logoff – Sair do modo autenticado (indicando à esquerda o utilizador activo)
 
 
Menu vertical
 
O menu vertical está localizado na zona esquerda da página, e é composto por uma série de categorias temáticas que permitem aceder ás diversas áreas da administração das lojas virtuais.
Existem pequena diferenças consoante as versões conforme pode observar nas imagens abaixo.
 
Versões 2.2
 
 
Versões 2.3
 
O menú dá acesso às funcionalidades de administração do oscommerce agrupando as tarefas de gestão nas seguintes categorias:
 
Configurações
Acesso à configuração de aspectos gerais das lojas virtuais.
 
Produtos
Acesso à gestão as suas categorias, produtos, marcas e promoções.
 
Módulos
Acesso ao módulos de pagamento, envio e totais de pedido.
 
Clientes
Acesso à gestão dos clientes e das encomendas.
 
Localização e Impostos
Acesso à gestão de países, estados, zonas e de taxas.
 
Localização
Acesso à gestão de moedas, idiomas e estados de pedidos.
 
Estatísticas
Acesso às estatísticas de produtos mais vistos, mais comprados e de compras por cliente.
 
Ferramentas
Acesso a ferramentas como por exemplo, copias de segurança, gestão de banners, consulta de clientes ou visitantes online.
 
Quando se clica numa das categorias, o menu expande-se de modo a apresentar as várias áreas que engloba.
 
Este menu vertical é a principal ferramenta de navegação na zona administrativa dos lojas virtuais osCommerce.
 
Sugerimos que vá clicando nas várias categorias e nas várias áreas de gestão da loja virtual osCommerce que elas permitem aceder.
 
Familiarize-se com o a estrutura e aspecto das páginas apresentadas na administração do osCommerce.
 
 
Listagens simples
 
As listagens simples tem o aspecto da seguinte imagem. São apenas listagem que permitem seleccionar ou visualizar qualquer coisa, não tendo nenhuma zona de alteração de conteúdos.
 
 
 
Listagens combinadas
 
As listagens combinadas, como o seu nome indica, combinam a listagem de vários itens com uma zona lateral (direita) em que é permitido visualizar mais detalhes sobre o item seleccionado na listagem, e aceder ás operações permitidas.
 
 
É possível seleccionar o item que pretendemos trabalhar, e escolher a opção na usar na caixa à direita. Se escolher por exemplo editar, a caixa fica como na imagem seguinte.
 
 
Note o formulário de alteração do item que ficou disponível na caixa à direita.
 
Por norma todas as listagens combinadas, mesmo que em modo de criação ou modificação de um elemento, mantêm a listagem ao mesmo tempo que à sua direita existe uma zona de formulário relativa à operação em curso.
 
Neste tipo de listagem é sempre necessário selecionar primeiro o item a trabalhar, clicando na linha que contém o item, e só depois escolher a operação a efectuar.
 
 
Fichas de entrada e alteração
 
Existem situações em que o volume de informações a inserir, ou a sua natureza não torna prática a utilização total do conceito de listagens combinadas.
 
Nessas circunstancias a listagem combinada desaparece e a edição passa a ocupar toda a área de trabalho, deixando apenas o menu vertical à direita.
 
 
Estas situações acontecem, por exemplo, na gestão de categorias e artigos, a navegação na estrutura de categorias e a criação, modificação de categorias é efectuada sempre numa ambiente de listagem combinada, mas quando quer modificar ou criar um artigo nas lojas virtuais em osCommerce.
 
Situação semelhante acontece também na administração dos clientes e dos pedidos no osCommerce.
 
Após esta breve descrição da forma como está organizado o ambiente de trabalho da administração de lojas virtuais osCommerce, já poderemos abordar os primeiros passos da configuração do osCommerce.
 
LiveZilla Live Chat Software