Temos um novo website veja a informação abaixo

Este site está descontinuado, todos os conteúdos são invalidos e não constituem propostas comerciais.
Continuamos com soluções completas parta criar lojas online ou lojas virtuais e todos os serviços essenciais para o e-commerce.

Deve aceder ao nosso novo site e clicar da ligação abaixo:

Criar lojas online ptCommerce soluções de e-commerce e websites

Temos óptimas soluções para websites em wordpress, serviços de web marketing SEO e soluções de problemas em sites.

O que se entende por criptografia de chave pública?

 

O que se entende por criptografia de chave pública?

 

A Criptografia é a ciência de disfarçar informação através de processos de codificação, e de repor essa mesma informação no seu estado original através de processos de descodificação.
 
Num sistema de criptografia de chaves públicas (ou criptografia assimétrica) são usadas duas chaves distintas para encriptar e decifrar uma mensagem. Cada titular tem um par de chaves que estão relacionadas matematicamente, mas que não podem ser obtidas uma da outra; uma das chaves (chave privada ou secreta) nunca sai da posse do titular, enquanto que a outra (chave pública) é disponibilizada publicamente. Qualquer informação que seja encriptada com uma das chaves só poderá ser decifrada com a outra.
 
Estando o par ?chave pública/chave privada? matematicamente relacionado, é computacionalmente impossível derivar o conteúdo de uma chave através do conhecimento da outra. Isto possibilita, por exemplo, que a chave privada seja protegida de duplicação ou falseamento, mesmo que se saiba o conteúdo da chave pública. Desta forma, é seguro distribuir abertamente a chave pública para todos os usos, mas é essencial que a chave privada permaneça bem secreta e salvaguardada.
 
Pense no seu caso: Se alguém lhe deseja enviar uma mensagem encriptada, esse remetente cifra o conteúdo com a sua chave pública, e como você é o único que tem acesso à chave privada correspondente, é igualmente a única pessoa que poderá decifrar a mensagem original.
 
A Criptografia de Chave Pública é utilizada para assegurar a privacidade da informação, mas também possibilita outra função vital para assegurar a troca de informação electrónica: a autenticação. A autenticação, neste contexto, refere-se ao processo que o destinatário de uma mensagem electrónica deverá efectuar para verificar a identidade de quem a enviou, bem como para assegurar a integridade da mensagem que recebeu. Tal como a criptografia é utilizada para se garantir privacidade, também a assinatura digital é usada para verificar a autoria/co-assinatura de uma mensagem.
 

 

Para criar uma assinatura digital, o signatário cria um código (Hash), uma versão reduzida e única da mensagem original. Seguidamente utiliza a sua chave privada para encriptar o código (Hash) da mensagem. Este resultado, o valor Hash cifrado, é a assinatura digital. Se a mensagem for alterada, mesmo minimamente, o resultado do Hash da mensagem alterada será diferente. A assinatura digital é única para a mensagem e para a chave privada que a criou, e como tal não pode ser falsificada.
 
Após a geração da assinatura digital, esta é ligada à mensagem e ambas são enviadas para o destinatário, o qual recria o Hash (repete o processo de geração de código) sobre a mensagem recebida e, utilizando a chave pública do signatário/rementente para decifrar a assinatura digital original, obtém o valor da mensagem original.
 
Se os valores forem idênticos, verifica-se o seguinte:
 
- Que a assinatura digital foi criada através da utilização da chave privada correspondente ao signatário/remetente.
- Que ninguém está maliciosa ou pretensamente a assumir a identidade de outrém.
- Que o signatário é autêntico, sendo que este não pode afirmar que não assinou digitalmente tal mensagem.
- Que o conteúdo da mensagem não sofreu alterações no seu trajecto.
 
www.livroreclamacoes.pt
LiveZilla Live Chat Software