Como obter endereços de e-mail para listas de e-mail marketing

Código do produto: faq.email.phplist3
Disponibilidade: Disponível

 

Conseguir endereços de e-mail para e-mail marketing

De acordo com a lei, a obtenção dos endereços de e-mail enquanto dados pessoais, deve ser regra geral efectuada pelo seu fornecimento directo pelo aderente á lista de e-mail marketing, explicitamente ou implicitamente no decorrer das actividades comerciais entre ambas as partes. A recolha explicita pode ser efectuada nos vulgares formulários que se encontram disponiveis nos websites para adesão ás newsletters.
 
No entanto esta regra não se aplica a pessoas colectivas, ou seja no nosso entender da vontado do legislador expressa na lei em vigor, a obrigação de existir opt-in previo apenas se aplica ás pessoas singulares, as pessoas colectivas seguem a regra do opt-out.
Deste modo quando os destinatários são pessoas colectivas, existem menos restrições á obtenção dos endereços de correio electrónico, pelo que pode recorrer a outros processos de recolha para consituir as suas listas de e-mail, procurando garantir a qualidade das mesmas.
 
Existem disponiveis na internet propostas de venda de bases de dados de e-mails. Estas ofertas costumam oferecer pelo menos três potenciais problemas.
  • Primeiro, compra uma base de dados que irá utilizar contra o que determina a lei, pois nunca os seus membros fizeram qualquer tipo de opt-in nas suas listas de e-mail.
  • Segundo, a qualidade dos endereços que estão nessa base de dados pode ser má o que dá origem a vários problemas que prejudicam o normal funcionamento dos servidores de correio electrónico, e levam á suspensão do seu serviço de e-email.
  • Terceiro, prejudica a sua reputação como agente comercial cumpridor das boas práticas, e pode colocar o seu dominio nas listas negras de dominios usados para efectuar envios abusivos de mensagens de e-mail.
Não nos compete a nós, enquando fornecedores de serviços de envio de mensagens e-mail marketing, verificar a origem das listas de e-mail que vai usar nos seus envios, recomendamos que o faça de forma licita, já que a responsabilidade é de quem promove o envio da campanha.
 

Formas de obter endereços de e-mail

De acordo com o exposto acima poderemos sugerir as seguintes formas de obter endereços de e-mail para as suas listas de e-mail marketing das seguintes formas: 
  • Ter um formulário no seu website para aderir á sua mailing list, ou newsletter;
  • Ter um formulário nas redes sociais para aderir á sua mailing list, ou newsletter;
  • Os formulários apenas devem pedir o e-mail, ou no máximo, o nome e endereço de email;
  • Tter o formúlario de adesão acessivel em vários sitios;
  • Ter uma funcionalidade no web site que permita enviar o endereço da pagina para o endereço de email de alguém:
  • Ofereçer um beneficio qualquer, um desconto, brinde, etc, a quem aderir ás suas mailing lists ou newsletter;
  • Criar uma competição qualquer na qual os participantes tenham que inserir os seus endereços de e-mail;
  • Utilizar processos de login via redes sociais como o Facebook e o Twitter;
 
Nota importante, ao prestar estas informações não assumimos qualquer responsabilide pelo uso que fizer delas, as leis estão identificadas e carecem de interpretação, pelo que deve tomar conhecimento directo delas. 
 
Palavras chave: e-mail, email, e-mail marketing, email marketing, endereços, obter, arranjar,  apanhar, arrumar, conseguir, colher, angariar
 
LiveZilla Live Chat Software