Como enviar uma campanha de e-mail marketing

Código do produto: faq.email.marketing.plataform
Disponibilidade: Disponível

Enviar uma mensagem de e-mail marketing 

 
O envio de campanhas é o elemento central da plataforma de e-mail marketing.
 
Os principais elementos de base para poder efectuar uma campanha de e-mail marketing são os seguintes:
  • A mensagem a ser enviada
  • As listas de destinatários para onde a mensagem deve ser enviada
Quando inicia o processo de envio de uma campanha, pode configurar outros parametros de envio, como por exemplo, o formato da mensagem a ser usado, e a definição de uma data limite para o inicio do envio.
 
A mensagem de correio electrónico que vai enviar na campanha é um evento único. A mensagem pode ser enviada para uma ou mais listase de e-mails, mas cada membro da lista (utilizador ou destinatário da mensagem) apenas recebe uma mensagem de e-mail.
Ou seja, se o mesmo endereço de email, estiver em duas listas de endereços diferentes, apenas recebe uma unica mensagem de e-mail para essa campanha.
 
Chamamos a vossa atenção que a mensagem e campanha assumem o mesmo significado, pois cada mensagem pertence a uma, e só uma, campanha.
Por outro lado as campanhas são enviadas para listas de endereços de e-mail, pelo que deve definir pelo menos uma lista de enderços de e-mail antes de iniciar o processo de envio de uma campanha de e-mail marketing.
 
Saiba mais sobre as listas de endereços em e-mail marketing
 

Iniciar uma campanha

 
O processo de envio de uma campanha pode ser iniciado em vários locais destacamos os seguintes:
  • No menu do cabeçalho / Mensagens / Enviar uma mensagem
  • Na página principal / Separador Principal / Enviar campanha
Estes dois acessos ao processo de criação da campanha estão ilustrados na imagem abaixo.
 

 

 
Quando escolhe uma das opções acima, será apresentada uma página com um botão para iniciar uma nova campanha (mensagem), e por baixo uma lista de campanhas onde está a trabalhar e ás quais ainda não deu ordem de envio.
A imagem abaixo ilustra este segundo passo no processo, exibindo o botão para iniciar uma nova campanha e a lista dos rascunhos de campanhas de e-mail existentes.
 
 
Pode então escolher criar uma nova campanha ou continuar a trabalhar numa campanha existente.
 
Quando entra na zona de envio de uma campanha, independentemente de iniciar uma nova campanha de e-mail ou continuar uma existente, a sequência de passos é a mesma, e estão presentes os mesmos elementos para uso nas campanhas.
A diferença é que quando está a continuar uma campanha que está em modo rascunho, e tem guardado tudo o que já definiu anteriormente nessa campanha, pelo que pode saltar alguns passos para o envio, quando parte de um rascunho.
 
Aproveitamos para chamar a sua atenção para o icone de um caixote do lixo que está á direita em cada linha e que permite eliminar o rascunho.
 
Na zona superior está presente uma serie de separadores, ver imagem abaixo, que representam os vários passos que deve serguir para definir e configurar correctamente o envio da sua campanha se e-mail marketing.
 
 
Os separadores existentes são os seguintes:
 
  1. Conteúdo
  2. Texto
  3. Formato
  4. Agendamento
  5. Listas
  6. Finalizado
Se bem que o processo não seja complicado, vamos abordar cada um deles para melhor ilustrar o processo de envio de uma mensagem de e-mail marketing por estes sistema.
 
Apesar de existirem seis separadores, que representam seis passos no envio da campanha de e-mail marketing, apenas os separadores: conteúdo, listas e finalizado, têm definições que é obrigatório preencher ou selecionar.
 
 
Enviar campanha de e-mail marketing - conteúdo
 
 
Palavras chave: e-mail, email, e-mail marketing, email marketing, enviar campanha, campanha e-mail marketing, mensagem, conteúdos
 

 

LiveZilla Live Chat Software