Conceito de opt-out no e-mail marketing

Código do produto: faq.email.marketing.optout
Disponibilidade: Disponível

O opt-out no email marketing aplica-se quando o destinatário indica explicitamente que não deseja receber mensagens de e-mail email marketing de uma lista especifica ou global

Desde logo podemos definir dois tipos de opt-out:

  • o especifico a uma lista de endereços de usada no envio de e-mail marketing;
  • o global, quando o endereço está registado numa base dados central de opt-out;

Quando se fala do opt-out não se pode deixar de falar do opt-in. Se no opt-out o destinatário sai de uma, ou de várias listas de endereços de e-mail, o opt-in é a situação inversa, ou seja o endereço de e-mail é incluido por indicação do destinatário numa ou mais listas de e-email marketing.

É vulgar referir estes conceitos como regras para a verificação de critérios sobre a legitimidade do envio das mensagens de e-mail para os endereços de correio electrónico do destinatário.

Deste modo quando se refere que a base é a regra do opt-out, significa que o destinatário tem de manifestar explicitamente que deseja deixar de receber comunicações comerciais da entidade responsavel pela campanha de e-mail marketing, ou está registado na base de dados central de opt-out de todas as listas.

 
Palavras chave: e-mail, email, e-mail marketing, email marketing, opt-out, endereços, obter, arranjar,  apanhar, arrumar, conseguir, colher, angariar
 
LiveZilla Live Chat Software