SEO básico e gratuito usando o Google

 

O SEO básico e gratuito consiste em recorrer ás ferramentas do Google para desenvolver uma estratégia de comunicação por palavras que seja importante para os seus clientes e reconhecida como importante pelo Google quando apresenta os resultados de pesquisa.

O goole tem online as seguintes ferramentas que são estremamente uteis no ambito do SEO para o e-commerce:

 

 

 

Sem querer definir o que é o SEO, search engine optimization, em português: optimização para os motores de busca, será util descrever SEO como as actividades que se efectuam para fazer com que os motores de pesquisa destaquem o mais possivel a sua loja online nos resultados que apresentam.

Optimizar a sua plataforma de e-commerce de modo a que as suas lojas online fiquem visiveis na internet, é antes de mais, pensar nos termos de pesquisa: palavras chave ou expressão chave que são usadas para pesquisar nos motores de busca para encontrar a sua loja online. Definir essas palavras chave, e concretizar o seu uso de forma coerente nas suas lojas online. Será uma actividade dinâmica. Pois passado um tempo deve voltar ao inicio e rever as tendências e procurar melhorar os resultados.

 

1 fase - Recolha de termos

Portanto numa primeira fase deve compor uma lista de termos de pesquia relevantes para o seu negócio.

Para recolher os termos de pesquisa e as suas tendências pode usar as duas seguintes ferramentas do Goole

 

O Google Trends permite entre outras coisas ter uma visão histórica da evolução dos termos de pesquisa, palavras chave, segmentar geográficamente a origem das pesquisas e comparar termos de pesquisa, além de apresentar propostas para outras palavras chave relacionadas.

Abaixo pode ver uma imagem de uma pesquisa do Google Trends por uma palavras chave. O aspecto desta página pode mudar com o tempo.

O Google Keyord tools permite fazer ideia de volumes dos termos de pesquisa, que também podem ser segmentados geográficamente e apresenta propostas de termos de pesquisa.

Abaixo pode ver uma imagem de uma pesquisa do Google Keyword Tools por uma palavras chave. O aspecto desta página pode mudar com o tempo.

Com a ajuda destas ferramentas pode fazer uma ideia sustentada de quais os termos de pesquisa relevantes que pode usar para optimizar a sua página.

 

 2 fase - Aplicação dos termos

Colocar em prática a aplicação das palavras chave definidas como importantes e prioritárias implica alterar ou criar novos artigos e categorias. Nas quais deve usar textos que incluam as palavras chave que definiu.

Nesta fase a intervênção é ao nivel das platarformas de e-commerce, em cada uma das suas lojas online deve optimizar as suas categorias e artigos de modo a se tornarem relevantes para as palavras.

Ao fazer textos que sejam igualmente significantes para os humanos e optimizados para as pesquisas no google, aumenta o potencial de ser apresentado para essas pesquisas.

 

3 fase - Acompanhamento dos resultados

Por último, acompanhar os resultados das visitas e ver as estatisticas de quais as palavras chave que estão a ser usadas para chegar ao seu site também é importante.

Pode fornecer novas idéias para as actividades de SEO, e permite ter uma noção da visibilidade das suas lojas virtuais nos resultados de pesquisa do google.

A google fornece duas óptimas ferramentas para o ajudar nesta actividade de SEO:

 

O Google Webmasters é um centro informação importante de como melhorar as suas páginas online.

O Google Analytics permite ter um conjunto de estatisticas bastante elaborado e fazer o acompanhamento das visitas às suas lojas virtuais.

Outra ferramenta que o google tem disponivel oferece algumas sugestões relativamente á optimização da velocidade de carregamento da página está disponivel na seguinte ligação:

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights

 

LiveZilla Live Chat Software